30 de nov. de 2013

Como entender a situação de um personagem

Personagem Joaquim, de Iúna Fricke, em dúvida

Assisti a uma série onde a atriz olhava para o seu suposto marido como se fosse alguém que acabou de conhecer. Ela até era carinhosa com ele, mas parecia ser aquele carinhosa de quando a gente acaba de conhecer alguém que acabou de chegar em um lugar e queremos que ele se enturme, não uma esposa que olha para a sua "cara-metade" e quer que ele se sinta bem, não por compaixão, mas simplesmente amá-lo, por sentir que ele é parte de dela.

Provavelmente a atriz só conheceu o ator que faria o seu marido no dia que foi gravar aquela cena mesmo (já que o seu papel não é fixo na série), mas será que isso é razão para não demonstrar que ele é, de fato, seu marido? Afinal, ela é ou não é uma atriz? Na minha humilde opinião, acho que ela deveria ter demonstrado, mas não acho que seja assim tão simples demonstrar isso com naturalidade. No lugar dela, eu teria procurando "entender humanamente" a relação entre uma esposa e um marido, quando os dois estão em um relacionamento saudável há muito tempo (como era o caso da relação entre sua personagem e a do seu marido). Mas aí vêm as perguntas (seguidas de suas respostas ;-) )...

1. O que é entender humanamente o personagem?

Acho que a melhor maneira que tenho para explicar esse "entender humanamente" é assim: duas amigas, M1 e M2 estão conversando. M1 diz para M2: "meu irmão está com problemas psicológicos e foi internado". M2 responde a amiga: "Essa situação é realmente muito difícil, EU PASSEI POR ISSO, ENTÃO SEI COMO É...".

M2 não IMAGINA que a situação seja difícil, ela SABE que a situação é difícil, pois já viveu aquilo, então, com base na sua experiência de vida, ela consegue "entender humanamente" pelo que M1 está passando.

Outra forma de explicar isso é contando algo que aconteceu na minha escola quando eu estava no Ensino Fundamental. A professora colocou um filme para assistirmos (não vou falar o nome para não dar spoiler). Quase no final, o avô do protagonista morre, então, uma amiga minha sai chorando da sala. Quando o resto de nós, alunos, fomos perguntar a ela o que estava acontecendo, ela nos contou que seu avô tinha falecido recentemente. Assistindo ao filme, todos nós achamos triste o fato de o avô do menino morrer, mas apenas a menina que tinha perdido o seu avô recentemente foi capaz de entender humanamente pelo que o garoto do filme (o personagem) estava passando. E para isso, não foi preciso que o avô do filme fosse o dela, assim como não deveria ser preciso que o ator que faz o marido (na série que mencionei no início do post) seja de fato marido da atriz para que ela demonstre amá-lo como tal.

2. Como eu faço para entender humanamente o personagem?

Se eu já conheço bem o sentimento e a situação, posso ir direto para "referência interna". Então, se a menina que acabou de perder o avô precisasse interpretar uma menina nessa situação, ela não precisaria de pesquisa alguma, ela já teria isso pronto dentro de si. Mas digamos que a atriz do seriado que mecionei nunca tivesse sido casada, ou estivesse em um casamento em que o marido a maltrata e do qual ela tem medo... primeiramente, no lugar dela eu teria que ter consciência de que a minha experiência em relacionamentos amorosos não é útil para aquela dada situação, que eu teria que ir atrás de outra referência. Como alguém em quem eu confiasse muito e por quem tivesse muito carinho e admiração, talvez até o pai da atriz fosse melhor referência do que um esposo abusivo, pelo menos enquanto estivesse apenas conversando com ele.

Isso é o que eu faço na websérie "Garota de Domingo", onde a minha personagem (Pam) fica "correndo atrás" de um cara que não a trata como ela merece, fazendo-a se sentir abandonada e traída. Sou casada há 7 anos com um homem que sempre me amou e respeitou, então para mim era difícil entendê-la logo de cara, mas então eu comecei a pensar... em primeiro lugar, qual é o sentimento que leva uma garota a correr atrás de um cara? Paixão cega, é claro, já fui adolescente, eu SEI como é... ;-) E quanto a abandono e traição, já senti isso vindo de um membro próximo da minha família, então são sentimentos que eu entendo.

3. Como eu coloco o sentimento em prática?

Uma vez que eu encontrei a minha referência interna, eu uso a memória sensorial que aprendi no curso sobre "Método de Lee Strasberg". Esse exercício me permite gerar a emoção através de "estímulos" físicos. Uma vez que a emoção está muito forte dentro de mim, ela simplesmente toma conta do meu jeito de falar e agir.

Quando você entende o que o personagem sente em um dado momento e consegue gerar esta emoção dentro de você a ponto de deixá-la moldar sua fala e seus movimentos, dificilmente vai ouvir dos seus professores ou diretor que esta falando tudo no mesmo tom ou que suas falas e movimentos não parecem naturais, pois não tem como ser mais natural do que quando o sentimento vem de dentro.

Conclusão

Entender os sentimentos do personagem é essencial para deixar falas e movimentos naturais. Usar o Método de Lee Strasberg não é a única maneira de conseguir isso, mas é a que eu utilizo e funciona mesmo para os personagens mais diferentes de mim.

Espero que tenham gostado e que tenha sido útil de alguma maneira!! ^_^ Em caso de dúvidas, podem utilizar a área de comentários abaixo. Em breve compartilharei mais artigos sobre o que tenho aprendido.

Grande beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário